quinta-feira, 9 de julho de 2009

Culinaria Jaguaribana

Jaguaribe guarda saborosa tradição

Nossos repórteres foram até Jaguaribe conhecer os queijos que têm fama internacional. Só na região Jaguaribana, existem aproximadamente 400 produtores. O de coalho é o mais procurado.

Em casa de jaguaribano o cardápio é de queijo em tudo o que é prato. “No baião, no arroz de leite, e o queijo assado também, ás vezes, a gente come para substituir a carne”, explica a comerciante, Nila Diógenes.

É uma tradição que vem da época rural e continua nas fazendas da região. Depois da ordenha, o leite é transformado em flocos, que são colocados na forma, prensados, embalados à vácuo, mantidos em câmara fria. Pronto! Assim nasce o famoso queijo de Jaguaribe.


José Flávio é o proprietário de uma fazenda que já vem de várias gerações de uma família fabricante de queijos. “Meu pai falava que a avó dele já fazia queijo coalho para poder sobreviver do produto da fazenda. Eu, para você ter uma idéia, desde 75 vendo queijo em Fortaleza. Desde esta época eu produzo e vendo”, diz José.


Quem chega à Jaguaribe já se depara com o principal produto da cidade à venda nos boxes da rodoviária e todos os passageiros aproveitam para levar esse produto para casa. Tem passageiro que, em vez de levar um, leva dois, três, quatro… ás vezes até dez para distribuir pra família. É o caso do aposentado, Luis Rodrigues da Silva, que vai levar dez peças para o Rio de Janeiro. “Esse aqui eu sempre tenho comprado, sempre é bom”, diz o aposentado.


Além das lojas, nos restaurantes o queijo também não pode faltar como opção para quem mora ou para quem visita Jaguaribe. Aliás, são várias opções. E assim, a especialidade que vem da cidade ganha as mesas do Brasil e mantém gerações de produtores em torno desta saborosa tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário