quinta-feira, 3 de setembro de 2009

tvweb nas eleiçoes

/ política / Reforma eleitoral
CELULARCELULAR RSSRSS

G1O Portal de Notcias da Globo

02/09/09 - 19h25 - Atualizado em 02/09/09 - 20h11
Senado adia votação da reforma eleitoral e relator vai propor mudanças sobre web

Eduardo Azeredo (PSDB-MG) quer liberar parte 'jornal' da internet.
Para senador, sites como o YouTube continuariam com restrições.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília
Ampliar Foto Foto: Jonas Pereira/Agência Senado Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) em entrevista no Senado, nesta quarta-feira (3) (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado )

O Senado adiou para a próxima semana a votação da reforma eleitoral, que regulamenta o uso da internet durante as eleições e estabelece novas regras sobre doações, participação de candidatos em inaugurações de obras públicas e até sobre a criação de novos programas sociais em período de campanha. O que impediu a votação foi a controvérsia sobre o uso da internet na campanha.

Comissões da Casa haviam aprovado na manhã desta quarta-feira (2) um projeto para ser levado a votação em plenário, mas um dos relatores, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), disse que vai propor novas alterações para tentar regulamentar a cobertura jornalística e as opiniões na web durante a campanha.

Pelo texto aprovado nas comissões, os veículos de internet e todas as pessoas que possuem páginas na web teriam de se submeter a regras de televisão e rádio. Estas regras determinam tratamento isonômico entre os candidatos e proíbem que se emita opinião sobre concorrentes.

Azeredo afirmou nesta tarde que vai alterar o projeto. Na visão do senador tucano, será preciso detalhar na lei o funcionamento de cada “parte” da internet. “A parte da internet que for igual a jornal, vai seguir a regulamentação de jornal. Na parte que for igual a rádio e televisão, segue esta regulamentação.” Segundo o senador, na semana que vem será resolvido como tratar os sites que tiverem as duas coisas, tanto parte escrita quanto vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário